O Projeto - Workover

PROJETO

Capacitação
Tecnológica

Um projeto inovador para impulsionar o empreendedorismo tecnológico e a capacitação em TI

O projeto de PD&I que apresentamos concentra-se no desenvolvimento de software utilizando tecnologias habilitadoras, capacitação tecnológica e incentivo ao empreendedorismo. O mercado mundial de aplicativos móveis está em constante avanço, com um valor estimado de cerca de 100 bilhões de dólares e uma taxa anual de crescimento de, aproximadamente, 14% (Market Research Future, 2019). Essa indústria em expansão é alimentada pela disponibilidade contínua de novas tecnologias, técnicas, dispositivos e áreas de aplicação, como: IoT, Edge Computing, Blockchain e Indústria 4.0.

No entanto, o Brasil enfrenta o risco de ficar para trás nessa corrida em virtude da escassez de profissionais qualificados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). De acordo com estudos da Softex, até 2022, o país enfrentará um déficit de mais de 400 mil profissionais de TI, resultando em perdas de negócios estimadas em quase R$ 140 bilhões para o setor (http://softex.br/inteligencia/).

Além da falta de profissionais qualificados, há um descompasso entre a formação acadêmica e as necessidades das empresas. Com a rápida evolução tecnológica, as instituições de ensino têm dificuldades para manter seus currículos atualizados e alinhados com as demandas do mercado.

Para superar esse cenário desafiador e manter a competitividade, as empresas estão investindo cada vez mais na complementação da formação de seus colaboradores. Elas promovem cursos e treinamentos tanto durante o processo de recrutamento quanto na reciclagem de seus talentos. Contudo, esses investimentos são frequentemente realizados de forma isolada, com cada empresa criando seu próprio programa de capacitação e responsabilizando-se pela sua operacionalização. Isso resulta em grandes investimentos e alocação de recursos que poderiam ser direcionados para aumentar a competitividade e o crescimento das empresas

"É possível! Toda vez que você tiver alguma dúvida do que você é capaz de fazer na sua vida, depende de você encarar a necessidade de estudar, de se esforçar, trabalhar e olhar os desafios com coragem."

Marcos Pontes

Marcos Pontes – Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações

Projeto - Capacitação Tecnológica

Este projeto tem como objetivo abordar a escassez de profissionais qualificados no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) por meio da capacitação de jovens. Realizaremos um Programa Piloto que visa estimular vocacionalmente e complementar a formação de jovens que estejam concluindo cursos técnicos, graduações ou participando de programas de formação, como o Jovem Aprendiz. Nosso programa se concentrará no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos alinhados com as demandas e necessidades identificadas pelas empresas que buscam profissionais especializados em tecnologia da informação, especialmente as micro e pequenas empresas que apoiam e participam do projeto.

Projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

Missão softex

Tornar disponíveis recursos humanos qualificados,
tanto em tecnologias como em negócios.

Este projeto está alinhado com a missão da Softex e suas ações atendem explicitamente 4 diretrizes fundamentais:

Capacitação de recursos humanos para os setores de software e tecnologia.

Implantação de melhores práticas em desenvolvimento de software.

Cultivo da cultura de empreendedorismo e inovação tecnológica no Brasil.

Criação de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior.

FOCO

EMPRESAS

De um lado o Programa mapeará qualitativa e quantitativamente a demanda atual e futura, em um horizonte de 18 meses, das empresas, identificando aspectos como: o perfil dos profissionais que serão demandados, o portfólio de conhecimento desejado, as tendências tecnológicas que cada empresa acredita que vigorarão no curto e médio prazo, dentre outros. As empresas serão incentivadas a participar de forma ativa do programa alocando seus profissionais técnicos e de RH para participar do processo de seleção dos alunos, acompanhar as aulas e o desempenho dos alunos, ministrar aulas técnicas, etc.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

De outro lado, buscará apoio e estabelecerá parcerias com Escolas Técnicas, Escolas de Ensino Superior e com entidades de apoio que ministram cursos através do Programa Jovem Aprendiz, engajando as instituições de ensino na captação de alunos para o Programa.

As ementas dos cursos serão definidas de comum acordo com as empresas. Sempre que possível serão utilizados materiais e conteúdos didáticos disponibilizados por elas; quando isso não for possível serão buscados materiais e conteúdos pedagógicos de uso livre que serão adaptados para o Programa e novamente disponibilizados para a comunidade através da internet.

A plataforma

Workover Academy

Os cursos serão disponibilizados na modalidade de Educação a Distância (EAD) com base na plataforma Workover. Uma plataforma tecnológica com recursos que impactam de maneira positiva o aprendizado e a experiência dos alunos envolvidos. Além disso, os alunos participarão de sessões presenciais em laboratório próprio e/ou das empresas que participam do projeto. Dentre os objetivos desta ação piloto destacam-se:

  • Realizar a capacitação de pelo menos 100 alunos;

  • Promover eventos de match apresentando os treinados para as empresas, incentivando-as a contratarem os jovens que participaram do processo de capacitação;

  • Avaliar o nível de satisfação das empresas em relação à formação que foi ministrada, apontando eventuais ajustes que devem ser feitos no Programa.

impacto social

O impacto social deste projeto pode ser descrito de acordo com três vertentes, igualmente importantes para o desenvolvimento do país e alinhadas com as políticas relacionadas à tecnologia no Brasil:

Descentralização Tecnológica

Inovação e maior eficiência dentro das empresas.

Tecnologias Habilitadoras

Fundamental para a inovação tecnológica.

Especialização Técnica dos Jovens

Especialização profissional para demandas específicas.

Projeto - Capacitação Tecnológica
INSTITUIÇÃO EXECUTORA Softex - Núcleo Campinas
  MCTI Futuro
COORDENADORA Softex
APOIO Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações